Administrar um condomínio é uma atividade que exige dedicação, paciência e capacidade de lidar com pessoas.

Para manter a o ambiente condominial de forma organizada e planejada, o síndico precisará ter características tais como: habilidade com finanças, assuntos e repercussões jurídicas, capacidade de gerenciamento de conflitos, pré-disposição para o diálogo e, principalmente, saber trabalhar em ambientes que vez ou outra podem exercer pressão em sua atuação.

Isso porque, diversas situações ocorridas nos condomínios envolvem as qualidades acimas especificadas, já que o síndico possui o dever de prestar contas, realizar manutenção predial, mediar conflitos entre moradores, contratar pessoal qualificado para prestação de serviços, dentre outras tomadas de decisão. 

Neste sentido, as características elencadas devem estar presentes em ambos os tipos de profissional.

O síndico morador é aquele, como o próprio nome já sugere, tem residência no condomínio e assim assume a figura de gestor condominial. Este, por residir no condomínio, tem contato e convívio direto com os demais condôminos, funcionários e prestadores de serviço e tem a possibilidade de acompanhar de perto as reais necessidades do condomínio.

Já o sindico profissional é a pessoa que atua no mercado de trabalho nesta posição. Geralmente estes profissionais, ao contrário dos síndicos moradores, possuem algum cursou ou qualificação e/ou são profissionais com vivência considerável no setor condominial.

A escolha entre ambas as modalidades é complexa e não existe resposta certa para qual deve ser a escolha de cada condomínio, uma vez que cada um possui peculiaridades e cada uma das modalidades de gestores possuem suas vantagens e desvantagens. O melhor caminho, neste caso, é discutir em assembleia quais são as necessidades e prioridades a serem observadas e, aí sim, optar por um dos tipos.