Com o avanço da oferta de aplicativos de mensagens instantâneas no ambiente da tecnologia e do mercado de eletrônicos, a utilização do WhatsApp como ferramenta de comunicação no ambiente condominial é cada vez mais frequente.


A maioria dos condomínios possui um grupo com moradores e demais pessoas que ali atuam no dia a dia (funcionários, prestadores de serviços e etc), conforme a necessidade.


Contudo, quando o assunto é utilização do meio de comunicação como canal oficial de relacionamento por parte do síndico, é necessário ter cuidado.

O grande volume de mensagens pode levar à dificuldade de filtragem do que precisa ser respondido e o que não faz parte do contexto. De forma que é interessante a utilização do e-mail como instrumento de envio de comunicados oficiais, resposta a questões mais complexas e até mesmo registro de ocorrências.

Fato é que não se pode ignorar a facilidade que o uso dos aplicativos de mensagem proporcionam, mas é necessário também adequar a utilização com uma gestão organizada e capaz de gerir seu tempo com eficiência e dar respostas de qualidade. Sendo necessária a criação de regras para os grupos, definir o objetivo do uso do aplicativo e debater em assembleia a ideia.