Imagine uma situação: é madrugada, está escuro, você está entrando com seu carro na garagem do condomínio e sem que ninguém note, um indivíduo entra pelo mesmo portão de veículos. Quando sai do carro, ele te aborda fora do campo de visão das câmeras e subtrai todos os utensílios que estavam contigo. No final, o assaltante consegue sair ileso, não sendo possível identificá-lo em nenhuma das câmeras de vigilância.
É certo que a segurança é um dos principais pontos que leva uma pessoa a optar em morar num condomínio nos dias atuais. Assim, é essencial buscar mecanismos capazes de impedir que situações como essa ocorram e que assegurem um ambiente seguro para os condôminos e seus funcionários.
Na situação narrada, por exemplo, se as câmeras estivessem melhores posicionadas e o local possuísse uma boa iluminação, provavelmente, o vigilante perceberia a invasão e ligaria imediatamente à polícia ou pelo menos seria possível identificar o sujeito após o ocorrido.
Este é apenas uma forma de assalto, porém é fato que os assaltos ocorrem das mais variadas formas e são reinventados diariamente. Vemos com bastante frequência nos jornais também, casos em que os assaltantes usam disfarces de entregadores de encomendas, agentes de fiscalização, prestadores de serviço e até mesmo, dos próprios moradores.
Sendo assim, é imprescindível que o condomínio esteja preparado para todos esses tipos de situação.

Para isso, a seguir, vamos trazer alguns pontos de melhoria de segurança que podem ser implementados no seu condomínio:

  • Devem ser estabelecidas regras de conduta claras quanto a segurança no condomínio no regimento interno e na convenção condominial, sendo que tais documentos devem estar disponíveis para consulta dos funcionários e condôminos. Isso porque, é necessária a conscientização e participação de todos no cotidiano para que exista um padrão de segurança dentro do condomínio, sem eventuais brechas;
  • A tecnologia é uma grande aliada quando pensamos em segurança. Sendo assim, os condomínios devem utilizá-la a seu favor, por exemplo, com a instalação de softwares e câmeras inteligentes, capazes de monitorar as imagens das dependências dos condomínios, sem pontos cegos, e de realizar um controle rígido na entrada e saída de visitantes e prestadores de serviço;
  • Algumas vezes, pelo excesso de confiança, porteiros permitem que, por exemplo, determinado veículo entre porque já conhecem o modelo e a placa, contudo, há casos em que os assaltantes clonam o veículo do morador para entrarem no condomínio. Dessa forma, resta evidente que para que todas as medidas de segurança sejam efetivas na prática, é primordial que seja feito um treinamento rígido dos funcionários do condomínio, tendo em vista que são eles que terão que lidar com as diversas situações do dia a dia.