É normal que pessoas diferentes, com cultura, educação e hábitos distintos, quando colocadas no mesmo local de convívio, se estranhem. Num condomínio, onde diversos indivíduos são colocados lado a lado para viverem conjuntamente no mesmo espaço, não é incomum oque conflitos ocorram.

Quando pensamos ainda na figura do síndico, tais conflitos se intensificam. Isso porque, como representante e administrador do condomínio, o síndico tem o papel de manter o equilíbrio financeiro, segurança, limpeza e, principalmente, a ordem.

Contudo, muitas vezes, no desempenho dessas funções, tem que estabelecer e aplicar regras, e nem sempre consegue agradar a todos.

Infelizmente, há situações de desentendimento que evoluem para brigas sérias, partindo para ameaça, agressão verbal e até mesmo agressão física, sendo recorrente a judicialização dos conflitos entre síndicos e condôminos atualmente.

Diante disso, sendo a harmonia essencial para o bom funcionamento e convivência dentro do condomínio, trazemos algumas dicas valiosas para propiciar uma relação de confiança e respeito entre síndicos e condôminos:

  1. O Síndico deve atuar apenas como um mediador, isto é, deve buscar apenas mediar os conflitos, conciliando os interesses diversos e aplicando de forma imparcial as regras estabelecidas previamente no regimento interno do próprio condomínio;
  2. Criar um senso de consciência coletiva dentro do condomínio é um bom caminho para que todos entendam que as regras devem ser seguidas pelo bem comum e que, na sua ausência, situações de crise e conflito são propícias a acontecer. Sua construção é diária e deve ter a participação de todos, especialmente do síndico;
  3. Importante reforçar a vigilância, com câmeras e guardas, nos locais de propenso ataque físico, como garagens, pontos cegos e outros lugares pouco movimentados. Dessa forma, será possível evitar que ocorram situações de briga e, se houver, criar provas do fato, admitidas em eventuais ações judiciais.