Elevador é um ponto de encontro dos vizinhos nos condomínios verticais. Ao mesmo tempo que traz praticidade a vida dos moradores, pode ser motivo de frustração nas assembleias condominiais, o que poderia ser evitado com simples etiquetas e regras quanto ao seu uso.

Há regras básicas, como entrar só depois de confirmar que o elevador se encontra no andar, prevenindo a ocorrência de acidentes com passageiros, chamar apenas um elevador por vez para evitar gastos de energia e obedecer às demais regras previstas no regimento interno quanto ao uso do elevador, como uso dos elevadores nas mudanças, com carrinhos de compra, entre outros.

Quanto as regras de etiqueta nos elevadores, importante lembrar que aonde começa o direito do outro, acaba o seu, assim não incomodar os demais nos elevadores e ser minimamente educado é o que se espera nessas situações.

Assim, elencamos algumas atitudes de bom tom no dia a dia dos condôminos e funcionários do condomínio, de forma a evitar conflitos entre todos:

1. Evitar usar o viva-voz do celular no elevador;

2. Não usar palavras de baixo calão nas conversas de elevador;

3. Não segurar a porta do elevador por muito tempo, já que outras pessoas podem precisar utilizá-lo;

4. Sempre respeite a capacidade máxima do elevador, determinada por número de passageiros ou quilos;

5. Considerando a contaminação pelo coronavírus, pergunte ao vizinho se vocês podem compartilhar o elevador. Caso negue, o respeite e aguarde o próximo.